A Terceirização do suporte técnico de TI é uma prática comum em empresas em que a Tecnologia da Informação não faz parte do core business. Além de reduzir custos, o suporte terceirizado pode agilizar muito diversas soluções, com o trabalho de diversos profissionais altamente qualificados simultaneamente.
No entanto, muitas vezes há dúvidas se o melhor caminho é terceirizar o suporte técnico ou contratar algum profissional interno para a área, em virtude da dificuldade em visualizar a relação custo-benefício em cada uma dessas opções.
Se você também tem dúvidas sobre a terceirização do Suporte Técnico de TI ser vantajosa ou não para o seu negócio, confira, abaixo, 5 motivos que podem te ajudar a tomar a melhor decisão.
Como funciona o serviço de suporte técnico
É um serviço de atendimento intelectual que, com base no conhecimento adquirido e na expertise dos profissionais, tem o potencial de resolver ou orientar os clientes a resolverem os mais diversos problemas relacionados à Tecnologia da Informação.
Os problemas atendidos pelo suporte técnico podem ser mais simples, como falhas no funcionamento dos sistemas operacionais dos computadores (Windows, IOS e Linux). Bem como, também podem ser atendidos via suporte técnico questões mais complexas, como o funcionamento de softwares de gestão, o armazenamento de dados em nuvem e a segurança dos dados da empresa contra os mais diversos tipos de riscos (invasões, rackeamento, roubo de dados, entre outros).
Esses atendimentos se dividem, geralmente, em duas etapas: Help Desk e Service Desk. Embora parecidas, tratam-se de formatos de serviços diferentes. Entenda:
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- Help Desk: suporte técnico de atendimento ao cliente centralizado em uma plataforma de gestão, focado na solução de questões técnicas mais simples, como falhas no acesso à internet ou no uso de alguns programas.
- Service Desk: Envolve as demandas mais complexas, se concentrando mais em soluções que centralizem as necessidades de TI da empresa, fornecendo não somente o auxílio técnico, mas também o suporte estratégico.
Motivos para terceirizar o suporte de TI
Muitas vezes, para empresas de pequeno e médio porte, a terceirização do suporte técnico de TI é muito mais vantajosa que a contratação de um profissional interno para a empresa. Entenda o porquê, conferindo as 5 vantagens listadas abaixo.
1 – Redução de Custos
A contratação de uma equipe de TI com conhecimento e experiência suficientes para dar o suporte adequado ao seu negócio pode ser extremamente onerosa. Levando em conta os altos custos de encargos trabalhistas do Brasil e as altas faixas salariais do setor, logo conclui-se que os custos mensais com terceirização ficam equivalentes, ou até menores.
2 – Agilidade e Produtividade
Enquanto sua empresa conta com 2 ou 3 profissionais no setor de TI, uma empresa de suporte técnico especializado dispõe, geralmente, de muito mais profissionais. Além disso, há técnicos especialistas em áreas específicas, que irão resolver com mais velocidade àqueles respectivos problemas.
3 – Sem estresse com contratações ou demissões
Encontrar o profissional adequado de TI pode ser uma tarefa extremamente complexa, principalmente quando o recrutador não possui conhecimento técnico específico. Além disso, quando há necessidade de desligamento, os custos rescisórios são elevados, em função das altas faixas salariais do setor. Terceirizando o suporte, toda esta preocupação fica a encargo da empresa contratada.
4 – Atualizações e capacitação
Para ter condições de prestar o atendimento no nível de qualidade que o mercado exige, os profissionais de TI precisam estar constantemente estudando e se atualizando. Além disso, muitas vezes faz-se necessária também a contratação de mais recursos tecnológicos para manter a tecnologia da empresa atualizada ao mercado: softwares, equipamentos, serviços, entre outros. Com a terceirização, essas demandas também são aliviadas da sua empresa, e toda essa gestão e investimentos são feitos pela empresa terceirizada
5 – Mais tempo e energia para focar no seu negócio
Quanto mais sua empresa investe tempo, dinheiro e energia administrando questões que não estão relacionadas ao objetivo final do negócio, menos consegue focar em evoluir a qualidade dos seus produtos e serviços e tornar-se mais forte e competitiva no mercado.
Enquanto a empresa terceirizada de TI foca em estar atualizada para sempre lhe propor os melhores recursos, atalhos e soluções para problemas da área, você pode focar seu mercado, nas suas oportunidades de negócio.
E esse maior foco no core business da empresa comprovadamente traz resultados positivos. De acordo com pesquisa realizada pela Fundação Getulio Vargas, entre 2005 e 2010, empresas que optaram por terceirizar os serviços em TI tiveram um aumento de 2% no valor de suas ações.
E você, com a leitura desse artigo chegou à conclusão que a melhor escolha para a sua empresa é a terceirização do suporte de TI? Se sim, não deixe de conhecer o trabalho da RenovarIT tecnologia, que possui mais de 7 anos de experiência em suporte técnico, monitoramento, serviços de rede, cloud computing, inventário, backups e muito mais!
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