Muitas empresas necessitam das soluções que uma Consultoria de TI oferece. Os casos mais comuns são: quando já foram esgotados todos os recursos internos e uma questão específica ainda não foi sanada, ou quando existe a necessidade real de alcançar uma demanda de conhecimento especializado.
Seja qual for o caso, é importante esclarecer alguns pontos relevantes relacionados a Consultoria de TI, para se tenha melhor aproveitamento desse serviço e também para evitar a geração de expectativas inalcançáveis, as quais inevitavelmente seriam frustradas. Vamos entender mais como funciona?
O que é um serviço de Consultoria?
A consultoria é um serviço prestado por um especialista, independente de sua área de atuação. Ele avalia a situação da empresa e apresenta sugestões, serviços e estratégias para resolver as questões dessa área.
Esse profissional é de grande valia para empresas de todos os segmentos, pois tem o potencial detectar problemas que profissionais com menos expertise sequer saibam que existem, bem como propor soluções eficientes.
Por meio de seu knohow, conhece atalhos de caminho, estratégias para redução de custos e tempo investido em projetos, bem como consegue facilmente identificar os riscos e traçar estratégias com menores probabilidades de falhas. Por isso, o serviço de Consultoria em TI é um excelente recurso em diversas situações.
Características da consultoria em TI
O trabalho de consultoria de TI geralmente inicia com diagnósticos, estudos e levantamentos que objetivam identificar a origem do problema que motivou o cliente a o procurar. Mesmo quando o cliente e sua equipe de TI indicam o problema e suas causas, o consultor fará a investigação para ter absoluta certeza do que se trata.
Essa etapa de investigação pode utilizar diferentes metodologias, técnicas e estratégias, as quais são escolhidas com base no tipo de problema apresentado, bem como no conhecimento e expertise do profissional consultor.
Tendo identificado o problema, o consultor elabora propostas de solução, levando em conta a realidade do cliente: sua infraestrutura tecnológica, o tamanho de sua equipe e a disponibilidade de recursos financeiros.
Devido à expertise e ao alto nível de conhecimento do profissional, a tendência é que o custo de sua hora trabalhada seja elevado em comparação à de um colaborador que atua internamente em uma empresa. No entanto, é um investimento que rapidamente se paga, considerando os riscos e prejuízos que a empresa poderia ter ao tentar soluções ineficientes ou permanecendo com o problema em questão por ainda mais tempo.
Quais as vantagens em contratar uma consultoria de TI?
Estando ciente de como uma Consultoria de TI atua, é importante assegurar-se das expectativas depositadas sobre este tipo de prestação de serviço. Confira algumas das principais vantagens referentes a contratação desta consultoria:
Manter-se atualizado sobre TI– Estar ciente dos mais recentes avanços no ramo da tecnologia é algo que demanda um esforço e tempo muito grande, tornando esta tarefa praticamente impossível para quem supre uma série de outras necessidades internas. Todavia, um consultor de TI tem como principal aliado das suas atividades esta atualização constante transferindo, durante seu atendimento, esse conhecimento aos gestores da empresa, à equipe de TI e ao próprio empresário.
Aumentar a produtividade – Durante a Consultoria de TI é possível avaliar uma série de gargalos relacionados à produtividade da empresa, sendo comum os casos de ferramentas inadequadas, como máquinas e softwares desatualizados, falta de recursos em servidores de processamentos e uma série de correções que devem ser feitas para aumentar a produtividade da empresa;
Automação de processos – Existem diversos softwares que prometem a automação de uma série de processos. No entanto, é necessário estar atento a qual atende as necessidades e realmente seja capaz de realizar estes processos. Neste caso, o consultor de TI analisa as necessidades e então estrutura soluções prioritariamente open-source (gratuitas), evitando o investimento em ferramentas que nem sempre atendem às expectativas impostas;
Segurança – Falhas humanas e defasagens de softwares e de equipamentos podem resultar em uma série de problemas, inclusive na segurança dos dados da empresa. A Consultoria de TI ainda é capaz de verificar e identificar qualquer tipo de fragilidade de sistemas, propondo soluções que dificultam qualquer tipo de invasão e acesso a dados restritos.