Como sua empresa pode se proteger de ataques cibernéticos?

Toda e qualquer empresa está vulnerável a algum tipo de ataque cibernético, só precisamos utilizar alguma ferramenta tecnológica para isso. O impacto, por sua vez traz um certo desconforto e sensação insegurança, que por sua vez passa a visibilidade para seus clientes de uma empresa não confiável.

 

 

Destruição, Sequestro ou Corrompimento de dados

 

No começo de 2017 o ataque nomeado “Wannacry” demonstrou seu poder tecnológico para impactar diversas organizações mundiais, impossibilitando o acesso de registros e sistemas afetados. Aqui no Brasil, o Hospital do Câncer em Barretos informou que algumas de suas unidades formam paralisadas por causa do suposto ataque “Wannacry”.

Empresa que não estão com os backups em dia e não dispõe de uma ferramenta que atenuem o problema pode perder todo o material de trabalho que foi elaborado ao longo dos anos.

 

Controle de Sistemas

 

Esses tipos de ataques são os mais perigosos, pois desde que o invasor se encontra dentro de uma infra estrutura ele pode controlar todos os equipamentos desde que seja encontrado a vulnerabilidade, por isso é sempre bom não subestimar qualquer pessoa. Lembrando que qualquer informação interna pode ser usado contra a própria empresa.

Uma vez que a empresa está totalmente conectada à internet, pode certamente ter um tipo de manipulação remotamente, sendo deixar ele totalmente descontado ou um certo controle ao equipamento, todos equipamento conectado tem uma vulnerabilidade e assim quanto mais antigo e desatualizado maior a chance de certas pessoas descobrirem.

 

Quebra de sigilo das informações

 

Esse tipo de ataque provoca prejuízos irreparável para certa pessoas ou organizações que dispõe de um certo contrato de confiabilidade.

Tal ação envolve a venda ou disponibilização de e-mails, arquivos e sistemas sigilosos, sendo em alguns casos até a disponibilização pública de tais informações. Algumas ações desse tipo envolve motivação política de certa pessoal ou grupo relacionado, sendo o maior favor a busca de esclarecimentos de informação e poder tecnológico.

 

Como se previnir de ataques ?

 

O monitoramento periódico, políticas de senha, monitoramento de uso da internet e atualização de sistemas são as melhores medidas para se proteger contra ataques e invasões. Portanto uma mobilização de uma equipe de TI preparada que conhece totalmente a infraestrutura, tem os planos para agir e acompanhar regularmente qualquer tentativa de ataques, sendo assim podendo tomar certas decisões nesta hora.

Caso queira receber atualizações por email, deixei seu contato com a mensagem “Newsletter”

 

 

Leave a comment