4 dicas para contratar uma empresa de TI em SP ou região!

empresa de TI em SP

Embora muito provavelmente o foco de atuação da sua empresa não esteja diretamente ligado à área de tecnologia, ainda assim a TI é um setor que interfere diretamente no sucesso do seu negócio. Por isso, é muito comum surgirem dúvidas na hora de terceirizar e, por isso, elaboramos este artigo especial com dicas para quem quer contratar uma  empresa de TI em SP ou região. Confira!

Contratando uma empresa de TI em SP

A maioria das empresas não têm a tecnologia como seu core business (atividade principal). Porém, mesmo assim, a tecnologia acaba se tornando fator determinante para o sucesso do negócio. Para entender como, basta refletir sobre o quanto a tecnologia está presente em “atividades meio” indispensáveis, como a emissão de notas fiscais, o controle de estoque e a gestão de folha de pagamento.

Por isso, a etapa de pesquisa e contratação de empresa de TI em SP é extremamente importante, uma vez que no contrato são definidos diversos requisitos importantes para o sucesso dessa prestação de serviços.

Uma dúvida comum a muitas empresas cuja TI não é parte do core business, é sobre a terceirização ser ou não mais vantajosa que a primarização da atividade. Ou seja: se é mais interessante para a empresa contratar um fornecedor especializado ou contratar funcionários e estruturar um setor de TI no seu negócio.

Na maioria dos casos,  a terceirização é mais vantajosa. Mas caso você ainda tenha dúvidas sobre este assunto, pode conferir também este artigo que produzimos especificamente para ajudar você nesta tomada de decisão.

Em suma, para qualquer contrato terceirizado você precisa ter bem delimitadas quais são as necessidades do seu negócio, bem como qual a estrutura que seu negócio já possui e qual irá precisar contratar. Além disso, é importante também atentar-se para a legislação e tributação locais,  para saber todos os seus direitos e deveres ao contratar uma empresa de TI em SP.

#

Fale com um atendente agora

4 dicas para contratar do jeito certo

Para ajudar você a sanar essas e outras dúvidas na pesquisa e contratação da empresa de TI em SP para seu negócio, elencamos 4 dicas abaixo. Veja!

1. Entenda as necessidades de TI do seu negócio;

Para contratar bem, você precisa entender bem quais as necessidades de TI do seu negócio. Há diversas modalidades de contratação, sendo elas Help Desk, Field Service, Service Desk, Consultoria e Serviços Gerenciados.

No  Help Desk, o atendimento TI envolve soluções  simples e superficiais. Por isso, o atendimento geralmente é remoto (por telefone, por chat, por e-mail ou via abertura de chamados em sistemas de gestão).

O Field Service trata-se do atendimento de TI que é feito feito por meio de atendimento presencialmente na empresa.

No Service Desk, por sua vez, o atendimento também é feito à distância, porém envolvendo problemas mais complexos, que demandam de soluções mais elaboradas, levando maior tempo até sua resolução total.

A Consultoria envolve estudos, diagnósticos e capacitação do time interno de TI para solução dos problemas. E os serviços gerenciados seriam a terceirização do setor inteiro, contemplando inclusive a gestão, a folha de pagamento e todas as atividades de recursos humanos. É como se o contratante tivesse seu setor de TI alocado dentro da empresa contratada, com a estrutura completa também.

Para escolher qual desses modelos melhor atende à necessidade do seu negócio, é importante levantar os seguintes pontos:

  • Qual estrutura de TI seu negócio dispõe hoje?
  • Qual a estrutura de TI necessária para o melhor funcionamento do seu negócio? Qual o custo de aquisição e implantação dessa estrutura?
  • Você tem profissionais de TI atuando em seu negócio? Quais suas funções?
  • Quais atividades seu time não consegue atender com a mão de obra disponível?
  • Quais as maiores necessidades e prioridades de TI precisam ser atendidas?
  • Quanto seu negócio pode perder financeiramente ao mês caso os recursos de TI não funcionem adequadamente?

Com essas respostas em mãos, ficará muito mais fácil dar os próximos passos.

2. Pesquise fornecedores com certificações e sólida experiência

Agora, já tendo noção de quais suas necessidades, é importante buscar fornecedores gabaritados exatamente nelas. Não adianta o prestador de serviço ter excelência em áreas fora da sua necessidade, ou ter preço competitivo, sem ter expertise naquilo que seu negócio precisa para funcionar bem.

Investigue as certificações dos fornecedores que dizem ser experientes nas áreas que seu negócio necessita, bem como levante, também, as certificações e experiência dos profissionais que nela atuam. Em muitas áreas de prestação de serviços, principalmente na área de TI, a expertise do colaborador conta muito.

E apenas empresas sérias e sólidas no mercado conseguem manter profissionais qualificados por bastante tempo consigo. Por isso, levantar informações sobre o time do prestador de serviços trará informações valiosas para sua tomada de decisão.

3. Investigue a qualidade do atendimento

Para muitas atividades de prestação de serviços de suporte, sobretudo para a área de TI, a qualidade do atendimento é fator decisivo entre sucesso e fracasso.

Afinal, se sua empresa está contratando um serviço terceirizado de TI, é justamente porque não domina o assunto e precisa da ajuda de especialistas. Então, quando surge algum problema, é fundamental que o atendimento seja rápido e eficiente, desde o atendimento telefônico e a resposta de e-mails, até a correta e satisfatória orientação do colaborador que abriu o chamado sobre os passos que precisa executar.

Obviamente, ao questionar para qualquer fornecedor sobre a qualidade do seu atendimento, ele dirá que é excelente. Por isso, é bem importante que você converse os clientes e, principalmente ex-clientes da empresa que deseja contratar, de modo a entender bem qual a qualidade do atendimento.

4. Investigue o histórico da empresa

Por fim, deixamos uma dica que serve para a contratação de absolutamente qualquer serviço: investigue o histórico. A internet democratizou muito o acesso às informações, facilitando muito a vida dos contratantes.

É possível consultar reclamações de outros clientes da empresa em sites como reclame aqui e até mesmo nas redes sociais, gratuitamente. É muito comum que clientes insatisfeitos interajam negativamente em postagens e recomendações às páginas de empresas, por isso é uma consulta que vale muito a pena.

Fora isso, ainda é possível investigar os processos judiciais aos quais esta empresa já foi submetida, com a ajuda da sua assessoria jurídica ou solicitando um documento de atestado de negativação em pendências jurídicas ou financeiras.

Esperamos ter ajudado você nessa árdua tarefa que é avaliar o fornecedor correto para prestação de serviços de TI para sua empresa. Não deixe de conhecer a RenovarIT tecnologia – empresa séria e comprometida, totalmente habilitada a atender aos mais complexos modelos de negócio com suporte e consultoria em TI.

#

Solicite um orçamento