O que é MSP? Provedor de Serviços Gerenciados (Demo)

MSP ou Managed Service Provider é nada mais do que uma empresa de TI que presta serviços, tais como, segurança, manutenção de equipamentos, monitoramento, gerenciamento de ativos e muito mais… MSPs fornecem serviços principalmente para pequenas e médias empresas que não possuem uma equipe de TI interna ou grandes empresas que preferem terceirizar para diminuir custos ou gerenciamento profissionais especializados. 

Vamos dar um exemplo de uma rede de lojas que precisa utilizar computadores de modo que acessem o sistema da empresa, utilizem a comunicação na rede entre os computadores e que a interação dos colaboradores estejam sempre disponível nos computadores de seus colaboradores. Então essa loja provavelmente não precisa de um funcionário de TI em tempo integral a disposição de tudo para resguardar todos os sistemas e deixa-los funcionando. No entanto, quando algo dá errado, eles precisarão de alguém por imediato para resolver seu problema. Esta é a hora quais os MSPs entram em ação ou também quando os monitoramentos devidamente configurado alertam os mesmos sem se quer os clientes saibam qual sistema parou.

 

Modelos de MSP

 

Existem dois modelos de serviços de TI, o modelo esporádico e o modelo para o suporte gerenciado. A opção “esporádica” é para empresas que não investem em TI e pagam o suporte para quando o problema acontecer e assim levam os problemas mais comuns com a barriga.

Já para o modelo com um contrato anual, o cliente já escolhe um plano no qual o deixe completamente tranquilo em relação ao setor de TI. Na maioria das vezes estes planos incluem ferramentas embutidas que ajudam na segurança da rede, nas barreiras contra invasões, backups locais e em nuvem, monitoramentos, canais de atendimento e entre outros…

 

O Futuro para MSPs

 

Alguns analistas estão prevendo um futuro brilhando para as MSPs, pois as grandes empresas podem começar a cortas custos, reduzindo as equipes de TI, enquanto outros pensam que MSPs podem estar em apuros com os grandes players, como a Microsoft, Cisco, Dell, Vivo entre outras invadindo o mercado de Small Medium Business (SMB). A CompartilhandoTI acredita que no Brasil o mercado ainda é promissor para MSPs, pois apenas pequenas empresas prestam serviços com qualidade. Por isso quando empresas grandes se deparam com serviços terceirizados de outras empresas grandes, acabam realizando um preconceito com esse tipo de serviço. Porem ai é o que vem, terceirizar sua equipe de TI ou investir em uma equipe interna?

 

Em outro artigos falamos muito sobre esse assunto. Para conferir clique aqui

 

Em nosso blog tem varias outros artigos que podem ser útil antes de qualquer tomada de decisão. Aproveite o máximo e não deixe de deixar seus comentários. 

 

Caso precise de serviços da CompartilhandoTI.

 

 

Leave a comment