Um verdadeiro fato é que a área de tecnologia da informação tem um papel muito importante no sucesso de qualquer negócio, porem muitos gestores não entende qual é esse papel, como pode ser realizado ou desempenhado da melhor maneira e assim evitar diversos problemas no setor de TI.
Realmente isso está acontecendo na sua empresa? Veja a nossa lista de problemas mais comuns em TI.
Softwares desatualizados ou pirateados
Esse momento pode ser uma das piores decisões a se tomar. Primeiro ponto de vista é que tais softwares não oferecem suporte a eventuais problemas. As chances de problemas e consecutivos erros é aumentada. Podem surgir vírus que vão atacar e comprometer a sua infraestrutura, caso não tenha defesas para elas pode ser crucial e caso sua empresa passar por alguma inspeção, podem receber multas ou outros tipos de punição.
Existem duas soluções bem simples para esse tipos de casos: pesquisar e cotar softwares profissionais para tal demanda e seus planos de licenças, tanto anual, mensal ou vitalício. Muitos tem preços mais atrativos para planos mais longos. Conversar com um especialista de TI para descobrir softwares gratuitos que atendam às necessidades da empresa pode ser financeiramente muito atrativo.
Negligenciar plano de contingência
Quando entendemos e investimos na área de TI, vemos que ela pode levar seu negócio adiante e assim começa a integrar todo os tipos de atividades essenciais, tais como: recursos humanos, compras, vendas, comodidade ao cliente, entre outros… Como resultado, se houver algumas falha de TI, haverá um impacto generalizado ou não em sua empresa. Esse cenário pode ser a extremamente negativo caso não haja nenhum pano de contingência adequado.
O seu plano de contingência está relacionado a prevenir ou contornar algumas situações críticas que podem ocorrer por se tratar de equipamentos eletrônicos. Para desenvolver um plano desses, você precisa de um especialista em TI para mapear os possíveis problemas e de um orçamento adequado. Ele tipicamente envolve uma política consistente de backup (realizado em diferentes localidades, de maneira frequente e regular ou mesmo redundância de equipamentos), servidores protegidos fisicamente ou logicamente e provedores com alta taxa de nível de serviço ou outros alternativos.
Ver a tecnologia como custo
Um dos principais erros é encarar a área de TI como outra fonte de custos e não de investimentos. Os gestores entendem que precisa inserir dinheiro em TI para que a empresa continue funcionando , porem não enxergam que é o verdadeiro potencial para gerar 10 ou 100x mais dinheiro para o negócio.
A área de TI pode gerar diversos recursos para uma empresa, tipo melhorar a comunicação com os clientes e futuros clientes, otimizar o funcionamento do sistema de gestão da empresa, criar ferramentas para monitorar a produtividade dos funcionários, monitorar possíveis problemas externos afetarem a infraestrutura. Imagem qualquer solução tecnológica e a TI pode realizar. Assim, quando a empresa cai no erro de investir de forma incorreta, começa a limitar suas atividades no setor de TI em vez de aproveitar seu potencial por completo.
Para resolver esses problemas, a área de TI deve fazer parte do planejamento estratégico da empresa, você precisa entender como ela pode ajudar a atingir suas metas e quais recursos precisará para fazer isso. Não tenha medo de contactar um especialista e destinar um orçamento à TI, sabendo que haverá um retorno concreto.
Não investir em terceirização
As pequenas e médias empresas não investem em terceirização de TI porque acreditam que não tem recursos suficientes para isso ou acredita que terceirização não é seguro ou responsável pela sua empresa.
Ter um setor de TI próprio vai garantia a dedicação exclusiva da equipe e mais responsabilidade sobre os mesmos. Isso pode dar esperança de uma boa equipe de TI, porem não vai conseguir uma visão de uma empresa que vive o dia-a-dia no setor de diversos ramos de atividade. Assim, conseguir mais recursos e tecnologias novas sempre a sua disposição.
Ficou com dúvidas? Temos mais dois post’s que pode esclarece-las.
Porque terceirizar o TI da sua empresa
Terceirizar a TI ou Investir Em Uma Equipe Interna?
Esses são quatro problemas na área de TI comuns nas empresas que estão começando a investir em tecnologia. Se a sua empresa ainda não entrou nessa realidade ainda, nós temos boas razões para começar agora solicite um orçamento ou fale com um de nossos consultores!