Ter um gestor estratégico para TI
Junto com essa nova característica de TI, em ser um setor de Tecnologia dos Negócios, a figura do CIO (Chief Information Officer) ganhou uma posição de protagonismo nas organizações. Ele deve ser uma ponte entre a tecnologia e o negócio, por meio da inovação e do aumento de competividade. Por ser uma função estratégica, o profissional deverá ser extremamente qualificado e responsável por gerenciar os custos e equilibrar o orçamento. Tendo alguém de olho na estratégia e com expertise para manter os serviços de TI eficientes e dentro do orçamento, certamente os resultados serão surpreendentes!
Tenha cuidado com a pressa por resultados
Infelizmente, são poucas as empresas que alcançam bons resultados ao orçarem os custos de tecnologia. A complexidade da função e a pressa por resultados são fatores que normalmente atropelam o cuidado necessário desta etapa, sobretudo no momento do planejamento. Entendendo a importância de um CIO e sua visão estratégica, o ideal é que o orçamento da sua TI seja feito de modo prático, objetivo e sem pressa.
Tem uma documentação de TI
Monte uma estratégia de renovação dos dispositivos e tenha um inventário de hardware e software sempre atualizado. Isso pode ser facilitado por uma documentação de TI, essencial para a segurança das tecnologias de uma empresa. Seus serviços de TI devem ser estabelecidos com base em planejamento e, dessa forma, a documentação irá atuar perfeitamente para que os processos sejam executados com segurança.
Sua equipe e sua estratégia
Pense estrategicamente na montagem de sua equipe. Nem sempre contratar um alto número de profissionais resolverá seus problemas. Terceirizar as ações do setor, com um parceiro que saiba priorizar as atividades e gerir projetos de forma eficiente irá impactar positivamente seu orçamento. Neste post, você encontra outras características sobre a terceirização da TI e como ela pode resolver inúmeros problemas de sua empresa.
Monitoramento sempre!
Monitore constantemente seus servidores, serviços, licenças e contratos de software. Além de evitar problemas legais, isso previne surpresas ruins no dia a dia e impacta diretamente no orçamento de sua TI, pela via da produtividade.
Pense nos seus serviços de TI de forma estratégica. Entenda seu orçamento como parte da estratégia de TI, para que possa entregar resultado, aumentar a produtividade e, dessa forma, analisar possíveis investimentos que fazem sentido para a sua área de TI.
Para saber mais sobre o planejamento, documentação e terceirização, que vão favorecer o orçamento de sua TI, visite o site da CompartilhandoTI: www.compartilhandoti.com.br