Como montar uma TI simples e eficiente?

Vou te passar uma básica receita para você estruturar seu ambiente de de TI de forma simples e eficiente na sua empresa.

Esse passo a passo serve tanto para você que esta montando uma empresa do zero como também para aqueles que ja tem uma estrutura de TI montada, inclusive aquelas infraestrutura que causa arrepios só de olhar.

No artigo “O que preciso de informática para abrir uma empresa?“, você tem uma visão bem ampla de como montar seu ambiente de TI do zero. Esse artigo de dá uma visão estratégica de como sua empresa pode ter um ambiente de TI bem estruturado com foco em equipamentos que nos auxilia.

E, agora, vamos falar de uma maneira um pouco mais técnicas e lógica. Assim deixando-a de maneira funcional.

 

A REDE

Apensar do artigo ser totalmente técnico, vou tentar não ser muito técnico para que todos possam absorver o melhor dele. Se você tiver um pouco mais de conhecimento e está precisando de informações que requer um nível mais elevado, entre em contato que buscarei lhe ajudar da melhor forma possível.

Voltando ao foco da rede, na maior parte dos casos, em ambiente “Office”, inicialmente você não precisa realizar um investimento em uma estrutura cabeada. Incrível né?

Pode implantar soluções Wireless! Sim, redes sem fio é instável e mau configurada pode facilmente ser quebrada. Aliás, qual tecnologia hoje em dia está 100% segura? 

Estrutura cabeada de baixo custo ainda é mais cara que soluções sem fio e pode não atender suas expectativas.

Há equipamentos Wireless com custo reduzido e performance corporativa. Claro que não é em qualquer supermercado ou loja da esquina que vendem esses tipos de equipamentos, pois caso só vendessem eles não teria tantos casos relacionado a rede sem fio.

Logicamente que todos os dispositivos portáteis tem acesso sem fio, porem pensando em equipamentos mais robustos como desktop e servidores, podem não possuir esse acesso. Primeiramente sugiro que o Servidor esteja conectado via cabo de rede em seu Access Point, pois assim terá mais qualidade de serviço. Para desktops, sugiro que verifique se possuem conexão sem fio, caso não tenha um adaptador ou placa Wireless será a solução de baixo custo/desempenho.

 

A INTERNET

A maioria das pessoas me perguntam, qual a melhor internet? A resposta é sempre a mesma: Aquela que estiver disponível no seu endereço, com a melhor qualidade de serviço e maior banda. Isso depende demais da região, tanto quanto em bairros e vilas da região em que sua empresa se encontra. 

Sempre é bom entrar em contato com todas as operadoras disponível e também perguntar para a vizinhança, o que usam e seus principais problemas. 

 

AS ESTAÇÕES DE TRABALHO

Claro que todo mundo busca o melhor equipamento para se trabalhar, porém depende muito da real utilidade deste equipamento. Ninguém compra uma “Ferrari” para ir trabalhar todo dia e enfrentar transito, além dos outros riscos e variáveis que podem acontecer. 

Então, antes sair comprando todo tipo de equipamento, vamos analisar a finalidade para ele e qual garantia você busca destes equipamentos. 

Todos os equipamentos disponível a venda no varejo têm processador, memória, espaço em armazenamento, teclado, vídeo, mouse e variações deles. A maioria dos vendedores querem empurrar a venda no cliente, e  o que eu digo é: equipamentos à venda no varejo a maioria é exclusivamente para uso domestico. Isto não significa que não pode usar e sua rede corporativa, mais saiba que tipo de garantia, versão de software, limitação de softwares, durabilidade do equipamento e performance será outra.

 

IMPRESSORAS

Hoje em dia com o mundo mais digital e menos papel, não significa que não precisará de uma impressora.

Pensando em processo de impressão, certamente em alguma hora do dia vamos necessitar do processo inverso. Então um scaner é necessário. 

Vamos considerar uma impressora multifuncional, que além de ter as funções de impressão e digitalização tem a incluso a comunicação mais eficiente. Impressoras de rede é o ideal para disponibilidade e performance no trabalho.

Claro que pensando em custo desempenho, para impressões preto e branco, a mais econômica é as impressoras a laser. E, para impressões coloridas as impressoras jato de tinta será a quem tem o menor custo beneficio do mercado.

 

TELEFONIA

Já temos nosso smartphone e ele pode ser o suficiente para o que você necessita. Principalmente porque o mundo está cada vez mais digital e ágil, falando de Whatsapp, Messenger, Facetime ou Skype com esta finalidade.

Mas se o seu negócio depender muito do sistema de comunicação tradicional, vale a pena ainda analisar soluções de PABX. Mas avalie se as soluções de PABX IP Virtual lhe atendem. Em princípio só não vão funcionar se a localidade da sua empresa não tiver um bom link de internet. Você ganha um ramal virtual que funciona no seu próprio celular e ainda economiza com equipamentos e infraestrutura.

Se você quiser ir um pouco além, comece a pesquisar pelo conceito de comunicação unificada, que integra voz, vídeo, dados, chats, e-mails, entre outros recursos; é o caminho sem volta. Até a nova versão do Microsoft Office já tem tudo isto, já com PABX incluso. Ainda não funciona no Brasil, mas certamente vai funcionar.

 

APLICATIVOS OFFICE

Vamos pensar em editor de textos, planilhas, softwares para apresentações? Contrate como serviço ou a licença do pacote referência do mercado. A Microsoft é compatível com tudo e com a melhor usabilidade possível. Se você quiser arriscar, ainda pode tentar a solução da Google ou outras sem custo, como “Open Office” e “Libre Office”. Só cuidado com a velha frase: “o barato sai caro…” Porem vamos pensar em necessidade para tal tarefa. 

 

E-MAILS E HOSPEDAGEM DO DOMÍNIO

Use alguma solução de e-mails hospedados na nuvem. São muitas opções, inclusive com pacotes que incluem hospedagem de site e domínio (www.suaempresa.com.br).

Se você não precisa de e-mails com domínio próprio (@suaempresa.com.br), pode usar os gratuitos como Hotmail.com ou gmail.com. Porem não fica tão profissional quanto as empresas de hoje em dia. Se precisar, tenha sempre também estes serviços configurados como alternativa de serviços backups. São sempre úteis!

Vale lembrar que soluções de comunicação unificada integradas ao pacote Office, como o Microsoft Office365, já incluem e-mails e hospedagem de sites. Pode ficar apenas a hospedagem do domínio em outro serviço externo, com custo insignificante. Confesso que não entendo porque a Microsoft, já que citamos o Office, parou de oferecer este recurso incluído…

 

ARMAZENAMENTO DE ARQUIVOS – E SEUS BACKUPS

Nesta altura do artigo, você já pode imaginar que minha sugestão é enviar tudo para a nuvem, correto?

Pois é… Acertou!!! rs

E há várias alternativas para armazenamento de seus arquivos:

·        Se você tem uma empresa muito enxuta, pode estruturar seus arquivos em algum disco virtual, como Microsoft Onedrive, Google Drive ou semelhantes. Inclusive com backups inclusos;

·        Para empresas que tem servidor de arquivos, com maiores recursos técnicos e de segurança, é possível dispor da mesma estrutura na nuvem. Ou ainda uma estrutura diferente que entregue exatamente o mesmo. Um ponto de atenção: você vai achar várias ofertas muito caras neste sentido. Mas há outras com custo MUITO reduzido e grande qualidade. Pesquise!

Quanto a backups, seja dos seus arquivos, seja de outras aplicações e dados, regra geral você pode usar também tudo na nuvem e de maneira automatizada.

 

SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO

Tema IMPORTANTÍSSIMO!!! E talvez o mais difícil de ser tratado, visto que há muitas ofertas de soluções que aparentemente protegem a sua empresa. Mas apenas aparentemente. Você precisará tratar dos seguintes temas:

  1. Antivirus (dispositivos e servidores).
  2. Antimalware (dispositivos e servidores).
  3. Antispam.
  4. Firewall (proteção da sua rede).
  5. VPN (proteção da conexão segura através da internet).
  6. Acessos físicos (portas USB, drives, mídias).
  7. Permissões lógicas (pastas, aplicativos, acessos lógicos).
  8. Wifi/Wireless.
  9. Biometria.
  10. Criptografia.

Se você simplificar o seu ambiente de TI, você pode também simplificar a segurança da informação da sua empresa. Na nuvem, em muitas vezes, você já pode contar com a segurança dos datacenters no seu ambiente de missão e conexões. Para os seus dispositivos, uma solução de software completa, normalmente conhecida pelo nome original em inglês: “endpoint security”, que vários fabricantes oferecem, como Symantec e TrendMicro, pode resolver seu problema. Já vai ajudar muito!

 

SISTEMAS DE GESTÃO E APLICATIVOS DE NEGÓCIOS

Posso ir direto ao assunto? Tente, de todas as maneiras, buscar uma solução que já funcione nativamente pela internet. Se não conseguir, entre em contato para lhe ajudar a quebrar a cabeça e achar uma solução para o seu caso. Porque cada caso é específico e depende de vários fatores.

Acho que cobri todos os temas principais de infraestrutura de tecnologia de uma empresa. Mas se faltou alguma coisa, deixe seu comentário no artigo/blog ou entre em contato comigo pelos meus canais que será um prazer ajudá-lo.

Se você já tiver um ambiente em produção e acha que é muito difícil realizar mudança para resolver todos os seus problemas de TI na sua empresa:

Preferências de privacidade
Quando você visita nosso site, ele pode armazenar informações através do navegador de serviços específicos, geralmente na forma de cookies. Aqui você pode alterar suas preferências de privacidade. Observe que o bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar sua experiência em nosso site e nos serviços que oferecemos.