O backup na nuvem pode ser a salvação?

Dispor de um backup em nuvem não é um privilégio somente de grandes corporações. Qualquer tipo de empresa deve aderir a essa tecnologia para o armazenamento dos dados com segurança. 

Frequentemente, temos diversas notícias sobre ciberataques, ransomware ou outros tipos de softwares mal intencionado que sequestra dados de vítimas, solicitando um suposto resgate. Esse é apenas um exemplo para se preocupar, ainda temos os problemas a serem analisados. Podemos falar sobre degradação e o não monitoramento disso, acarretando em perca de dados, incêndio no ambiente ou até problemas com falhas humanas. 

Com um bom planejamento os gastos não serão em vão e muito menos super faturados, mantendo a organização e os monitoramentos em dia, pode adquirir um disco virtual em nuvem bem em conta.

 

Backup em Nuvem, qual provedor escolher?

 

Decidir o provedor não é uma tarefa tão complicada, pois apesar de algumas funcionalidades a mais ou a menos o importante é realizar o backup.

Algumas ferramentas já disponibiliza a restauração dos dados e versões anteriores diretamente no local armazenado e outras já não tem essas funções. Por isso é bom conhecer as ferramentas e adquirir a que realiza o backup de forma mais automatizada para que seja evitado as falhas humanas.

 

O mais caro é o melhor?

 

Quando se trata de soluções de TI, devemos primeiramente conhecer todo nosso ambiente e as reais necessidades dela. Algumas empresas costumam contratar ferramentas ou serviços que vão além do que a infraestrutura pode comportar, então por isso ao conhecer seu ambiente profundamente, podemos avaliar a necessidade e fazer muito mais gastando menos. Isso serve para qualquer setor da empresa, basta conhecer as rotinas e processos e eliminar os gastos desnecessários.

 

Leave a comment