Sem dúvidas, o e-mail corporativo é a forma de comunicação formal mais utilizada para o relacionamento entre empresas. Isso porque a troca de informações é ágil e também pelo potencial da ferramenta em formalizar a troca de informações, uma vez que todas as conversas ficam arquivadas.
Para ganhar a confiança dos clientes, possuir um e-mail corporativo também é importante, já que o domínio particular confere credibilidade à empresa perante sua atividade comercial. Mesmo assim, ainda é comum vermos algumas empresas que ainda utilizam domínios gratuitos (como Hotmail, Gmail e Outlook) para seus e-mails comerciais.
Essas, além de acabarem passando uma imagem amadora para seus clientes, podem causar problemas que envolvem a segurança das informações transmitidas e a perda de dados importantes.
Para profissionais da área de TI ou de desenvolvimento web, a criação de um e-mail corporativo é uma atividade extremamente simples e rápida de ser executada. Além de oferecer a solução de maneira agilizada, esses profissionais ainda propõe sempre os caminhos mais seguros para hospedagem das mensagens, levando em conta o melhor custo-benefício dentro da realidade do cliente.
Como funcionam os e-mails corporativos
O e-mail corporativo geralmente leva o nome da empresa em seu endereço, em vez do nome de alguma plataforma gratuita. Confira o exemplo:
E-mail Gratuito | E-mail Corporativo |
[email protected] | [email protected] |
Para conseguir essa personalização, a empresa precisa, primeiro, adquirir o domínio. Ou seja, comprar aquele “endereço” na internet. Existem diversas empresas que comercializam domínios, sendo a Registro.BR uma das mais populares e confiáveis.
Depois de adquirir o domínio, é necessário adquirir um plano de hospedagem, um servidor virtual que armazenará os dados do e-mail corporativo. É possível utilizar a mesma hospedagem do site da empresa e, neste caso, há uma interessante redução de investimento.
Porém, caso a hospedagem do site não esteja em uma plataforma muito segura, é recomendável que se faça uma contratação exclusiva para o e-mail corporativo. Neste caso, um profissional de TI poderá ajudar a auxiliar na escolha, bem como na criação e gestão dessas contas de e-mail.
O espaço disponível para utilização de cada conta de e-mail, bem como a quantidade de e-mails que a empresa poderá criar, irá depender do pacote contratado. É possível também optar por contas que somente possam ser acessadas da intranet da empresa, trazendo ainda mais segurança e sigilo às informações do negócio.