Problemas com a área tecnologia da informação em empresas são muito comuns e tendem a desencadear danos também em outros setores. Afinal, informática e tecnologia estão presentes em cerca de 80% das atividades empresariais no Brasil. Por isso, muitas vezes, a contratação de uma empresa de TI terceirizada é o divisor de águas para o crescimento de um negócio.
Criar, manter e gerenciar um ambiente de TI que ofereça os recursos necessários para o bom funcionamento do negócio é um desafio para micro e pequenas empresas. Os altos custos na contratação de especialistas, bem como a falta de conhecimento sobre em que tipo de estrutura tecnológica investir, tornam a terceirização de uma empresa de TI uma das soluções mais viáveis na grande maioria dos casos.
Se você busca entender melhor como funciona esse tipo de prestação de serviços e se ele é adequado à sua empresa, está lendo o artigo certo! Confira, a seguir, como funciona essa modalidade de contratação.
Como funcionam os contratos de terceirização em TI?
A contratação de uma empresa de TI pode ocorrer basicamente de duas formas: de maneira global, na qual a terceira assume todas as áreas e funções de TI da empresa, ou de maneira parcial, quando somente uma operação é destinada à terceirização.
Esta flexibilidade de contratação existe para suprir as necessidades mais básicas de empresas que não contam com soluções internas como: suporte de TI para chamados internos, automação de processos de backup ou até gerenciamento de recursos de processamento.
Essa customização permite que diversas modalidades de contratos sejam criados. É possível, inclusive, que uma mesma empresa conte com dois ou mais contratos de terceirização em áreas distintas, ou que conte com uma sub terceirização, em que a empresa de TI contratada se encarrega de contratar outra empresa para sanar as necessidades do seu cliente.
Que estrutura é preciso ter para contratar uma empresa de TI terceirizada?
Ao contratar uma empresa de TI é natural que ocorra uma preocupação com a estrutura necessária para esta operação, mas é importante salientar que existem dois casos possíveis:
- A contratação de uma empresa de TI para atuação presencial – Os profissionais desta terceira utilizam as dependências da empresa do contratante, fazendo uso de toda a sua estrutura. Sendo assim, neste caso, a contratante precisa dispor de toda a estrutura de equipamentos e softwares necessários. Normalmente este formato é aplicado para contratos de terceirizações mais amplos onde as áreas de abrangências serão maiores;
- A contratação de uma empresa de TI para atuação remota – Situação onde a empresa que presta os serviços também é responsável pela estrutura necessária para essa prestação de serviço. Neste caso, os profissionais que prestarão o serviço ficam alocados no escritório da contratada, realizando os atendimentos de maneira remota (por telefone ou online), indo à empresa contratante somente em casos nos quais o atendimento remoto não resolve o problema. Esta é a condição mais utilizada em casos de terceirizações parciais, como ocorrem nos casos de suporte, gerenciamento de backups e licenças.