Devido a economia com custos operacionais e com folha de pagamento que o Outsourcing promove, o Brasil é um dos países que mais utiliza essa modalidade de contratação de TI no mundo, de acordo com estudo realizado pelo Everest Group.
Um dos principais fatores influenciadores deste cenário é o alto custo para contratação de profissionais especialistas da área de TI, Além disso, o alto investimento inicial para aquisição da infraestrutura necessária para o funcionamento de um setor de TI dentro da empresa, também fortalecem a tendência da utilização do serviço de Outsourcing de TI.
Em tempos de plena revolução digital, os recursos de Tecnologia da Informação se consolidam cada vez mais necessários para o funcionamento de empresas de todos os portes. Por isso, conhecer todas as vantagens da terceirização de TI pode ser um divisor de águas para o seu negócio.
Para te ajudar a expandir esses horizontes, preparamos este artigo que explica o conceito de o que é o serviço de Outsourcing de TI e todas as vantagens que essa modalidade de contratação pode trazer ao seu negócio. Confira!
O que é Outsourcing de TI
O termo Outsourcing, do inglês, em tradução livre quer dizer “fonte externa”. No conceito empresarial, significa a terceirização estratégica de profissionais e serviços para as “atividades-meio” do negócio – atividades não relacionadas ao core business (serviço ou produto final entregue pela empresa).
Dessa forma, a empresa consegue concentrar suas energias no seu core business, nas suas atividades-fim. Como resultado, melhora a qualidade de entrega ao cliente final, torna-se mais competitiva, fortalece sua marca e, consequentemente, torna-se mais lucrativa.
O modelo de contratação outsourcing pode ser usado em diferentes tipos de serviços. No outsourcing de TI, envolve a terceirização do controle e da manutenção dos sistemas de informação, bem como a prestação de serviços por profissionais especializados.
As empresas que mais se beneficiam do Outsourcing de TI são aquelas que precisam ter seus sistemas operantes o tempo todo, ininterruptamente, por trabalharem com intenso volume de tráfego de informações.
Nesses casos, geralmente os períodos de falhas nos sistemas representam a impossibilidade de faturamento ou de entrega do serviço, impactando diretamente na receita da empresa. Daí a preciosidade da estrutura tecnológica de ponta e do acesso a profissionais altamente qualificados.
Tipos de Outsourcing de TI
Existem três tipos principais de terceirização por meio de Outsourcing de TI, que são: Offshore Outsourcing, Onshore Outsourcing e Nearshore Outsourcing.
-
- Offshore Outsourcing – Nessa modalidade a prestação de serviços é através do desenvolvimento, suporte e manutenção de softwares, sendo um tipo de tratamento que chega a envolver mais de um país, não importando se as empresas envolvidas são de países vizinhos, ou não.
-
- Onshore Outsourcing – Esta modalidade de serviço é destinada para a terceirização de uma empresa de TI sediada na mesma cidade.
- Nearshore Outsourcing – Esta última modalidade é a prestação de serviços de TI para países vizinhos, onde são sediadas as empresas relacionadas.
Quais as vantagens da terceirização de TI?
A atividade de TI se faz cada vez mais necessária ao funcionamento de negócios de todos os nichos e portes, agilizando processos e trazendo segurança e confiabilidade aos sistemas operacionais internos. A contratação de uma empresa especializada podem ser a solução que seu negócio precisa. Confira:
Funcionamento ininterrupto do sistema
Garantia de funcionamento dos sistemas operacionais de forma ininterrupta, com bom desempenho e com segurança
Correção de falhas agilizada
Reparos rápidos e eficientes às indisponibilidades de serviços que podem comprometer a produtividade dos colaboradores, a qualidade dos produtos ou serviços entregues ao cliente final ou atrasos generalizados.
Maior previsibilidade dos custos de TI
Terceirizar a manutenção e a gestão de TI com uma empresa especializada torna as despesas muito mais mensuráveis e previsíveis, reduzindo os riscos de altos custos com manutenção e troca de equipamentos.
Manter sistema e equipamentos atualizados
Equipamentos de TI antigos e sistemas desatualizados comprometem a produtividade, a segurança e a qualidade do atendimento aos clientes. Ao migrar essa gestão para uma empresa especializada, os investimentos em novos equipamentos e atualizações de software são melhor direcionados, planejados e previstos melhorando, generalizadamente, a gestão de custos performance da empresa.
Maior Concentração no Core Business
A TI, como uma atividade -meio, pode ter uma gestão complexa para muitas empresas, que possuem conhecimento limitado e poucos profissionais desta área disponíveis. A contratação de uma empresa de outsourcing de TI ajuda a reduzir atividades que não são o core business da empresa, e não agregam valor diretamente ao seu produto ou serviço final.
Agora que você já sabe bastante sobre Outsourcing, que tal fazer um estudo para avaliar se esta é a melhor forma de contratação para o seu negócio? A RenovarIT Tecnologia pode te ajudar a tomar a melhor solução, ajudando a escolher o modelo de contratação mais eficiente para o seu modelo de negócio. Vamos tomar um café?