Av. Ibirapuera, 2332 - Conj. 111 - São Paulo - SP, 04028-002

Sinais que sua empresa precisa melhorar a sua TI

A maioria das empresas ainda sofre com a exposição ou perda de informações corporativas, tanto com questões de falta de segurança ou políticas de uso de documentos empresariais, quando nos deparamos com a falta de organização dos documentos e falta de controle de acessos dentro de uma empresa, podemos perceber que a empresa está precisando melhorar o seu suporte de TI.

Com o grande crescimento da internet os meios de comunicação ficam mais rápidos e os objetivos e novos mercados de compra e venda (os famosos e-commerce), desta forma o que chamamos de “Shadow IT” ou “TI Sombra” (Quando pessoas de outros setores compram serviços de TI sem nenhum conhecimento deste.) acaba acontecendo e deixando diversas portas abertas para saída de informações confidencias, entrada de pessoas não autorizadas ou até mesmo gastos desnecessários.

Desta forma sabemos quando a empresa se importa ou não com a segurança de dados e informações, considerando o quanto é importante a equipe de TI para qualquer mudança de processos relacionada diretamente ou não ao setor de TI.

Agora, vamos apresentar em tópicos alguns sinais importantíssimos que aparecem quando uma empresa está necessitando de olhares e serviços da área de TI.

  •   É necessário conhecer antecipadamente as principais causas das perdas de dados e informações empresariais, sendo essencial investir no gerenciamento do TI para evitar brechas que possam vazar conteúdos de dentro da corporação.

 

  •   As falhas nos processos sempre apresentam alguns sinais bem claros para a gestão.

 

Falta de planejamento  

Como qualquer novo projeto ou processo é necessário em primeiro planejar como será a elaboração e seus procedimentos, e com a área de TI este método não é diferente.

Todo gestor corporativo precisa entender que o suporte de TI eficiente tem como meta oferecer um planejamento empresarial detalhado de acordo com as necessidades da corporação.

Somente desta forma é possível identificar melhorias e upgrades, manutenções e trocas de equipamentos, assim também pensar nos serviços de segurança para garantir a integridade e o crescimento da empresa.

Por hora, o suporte de TI dispõe de diversos especialistas que prestam apoio as empresas e oferecem diversos meios para soluções de problemas com qualidade para alavancar seu negócio.

 

Equipamentos problemáticos 

Logo de “cara” é muito comum que equipamentos sobrecarregados tenham o processo de inicialização demorado, por vezes problemas no próprio sistema operacional, por outras, softwares incompatíveis ou até problemas de hardware.

Desta forma cabe ao setor de TI analisar o caso profundamente e verificar as possíveis causas deste problema.

Quando falamos de sistema sobrecarregado, podemos analisar primeiramente os softwares instalados e iniciados juntamente com o sistema operacional. Desativa-los pode ser uma solução para esse caso, porém pode ser prejudicial para o funcionamento dos softwares que utiliza no dia a dia.

É muito raro, porém pode acontecer de um driver especifico sobrecarregar o sistema operacional e interferir na inicialização do sistema. Porém nunca descartamos essa hipótese, todos os drives e periféricos podem causar travamentos ou interrupções no funcionamento do sistema.

Podemos dizer que é muito comum, os equipamentos se mostrarem lentos por conta de um hardware de baixa qualidade ou antigo, assim quando o utilizamos, sentimos a falta de velocidade e o tempo de resposta para qualquer programa, somente após uma analise detalhada pode-se  dizer ao certo qual recurso esta esgotado, na maioria das vezes a troca de um equipamento por outro novo não é necessária. Assim economizamos gastos com a compra de novos equipamentos e com o tempo perdido para migração de todos os softwares e dados deste equipamento.

Um bom analista de TI, saberá a primeira vista se os equipamentos já estão obsoletos e com os recursos esgotados, mesmo que seja feita toda manutenção destes equipamentos, pode ser  que o mesmo já não suporte as especificações dos software utilizados atualmente e por hora a lentidão apareça ao decorrer do uso.

 

Custos

Pode acontecer que os indicativos para o setor estejam com altos custos operacionais, neste caso compras de softwares ou recursos sem a analise e pesquisa adequada para o que a empresa realmente necessita, muitas vezes são custos desnecessários, em tais meios que o valor agregado de tal recursos podem ser substituídos por outros que até mesmo estão disponíveis de forma gratuita e segura para todos da internet. Os chamados “softwares livre” (ou de código aberto) que são desenvolvidos por comunidades de desenvolvedores que disponibilizam seus códigos em busca de compartilhar conhecimento e recursos. Assim esses softwares, muitas vezes são atualizados e muito seguros, sendo que os mesmos obtém o lucro com o suporte dos mesmos.

Desta forma, a TI visa garantir mais que a disponibilidade, integridade e confidencialidade. Visamos garantir a redução de custos e melhores processos para a empresa em busca de melhor atendimento para os clientes.

 

Insegurança na rede

Um dos maiores problemas para uma empresa é ter seus dados sequestrados ou disponibilizados na internet, assim coloca em risco a integridade da mesma, como todo seu sistema de finanças e comercio, até por vezes dados de empresas parceiras.

Desta forma é vital que o banco de dados seja protegido por ferramentas especificas e esteja sempre atualizado de acordo com os desenvolvedores tanto do banco quanto do software utilizado como ERP.

A tecnologia da informação dispõe de mecanismos que podem ser utilizados tanto para proteger quanto para atacar, por isso que ao decorrer do tempo, chegam diversas informações sobre ataques a empresas grandes, média ou pequenas, então podemos utilizar essas tecnologias para se proteger dessas pessoas com outros objetivos.

Preferências de privacidade
Quando você visita nosso site, ele pode armazenar informações através do navegador de serviços específicos, geralmente na forma de cookies. Aqui você pode alterar suas preferências de privacidade. Observe que o bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar sua experiência em nosso site e nos serviços que oferecemos.