As soluções em TI assumem papel de destaque e são a porta de entrada para estratégias com potencial de alavancar o seu negócio, é indiscutível que a tecnologia mudou a forma de trabalhar e, até mesmo, de fazer negócios. Frente a tantos novos recursos que permitem automações, aumento de produtividade, maior eficiência de gestão e até mesmo maior impacto no marketing.
Existem, no mercado, diversas modalidades de soluções em TI focadas em atender a muitas necessidades e problemas de negócio, tendo elas plugs de integração com outros sistemas e, em muitos casos, blocos de programação aberta que permitem customizações e até mesmo otimizações para uma performance ainda melhor.
Manter a atualização tecnológica de uma empresa é um investimento indispensável para garantir aumento de produtividade, redução de custos, melhora na experiência de compra do cliente e, consequentemente, maior competitividade e maiores lucros para qualquer empresa. Se você quer entender melhor como as soluções em TI podem exponencializar os resultados dos seus negócios, confira as informações valiosas que trazemos para você neste artigo!
Porque recorrer a soluções em TI?
De acordo com pesquisa realizada pela consultoria americana Aberdeen Research, empresas que utilizam software de gestão têm 73% mais produtividade comparadas àquelas que não o utilizam. Além disso, os custos operacionais são 18% menores, e os administrativos reduzem-se 16% também. Certamente empresário nenhum gostaria de deixar este dinheiro na mesa!
Embora tragam muita agilidade e assertividade para a gestão, os softwares de gestão são apenas uma, das muitas soluções em TI que podem revolucionar o seu negócio. De acordo o IASA (International Association of Software Architects), soluções em TI são recursos, ferramentas e realizações que atendam aos requisitos de negócio, às aspirações do usuário e à missão da empresa. Sendo assim, essas soluções, que são na maioria dos casos customizáveis e podem acabar se tornando o recurso que viabiliza o crescimento da empresa em nível de escala.
Isso significa que a tecnologia pode permitir a um negócio ampliar sua capacidade de atendimento, as suas vendas e até mesmo a entrega de produtos finais sem demandar da compra de mais equipamentos, da contratação de mais pessoas ou da ampliação do seu espaço físico. Utilizando-se de inteligência tecnológica, tais soluções podem aumentar a produtividade sem aumentar proporcionalmente os custos de operação.
Quais as principais soluções em TI do mercado?
Conheça as soluções em TI mais utilizadas no mercado e entenda como elas podem beneficiar a sua empresa.
ERP (Enterprise Resource Planning) – Trata-se de uma modalidade de sistemas que tem por finalidade controlar, gerenciar e mensurar as operações cotidianas de uma empresa, envolvendo faturamento, balanço contábil, compras, fluxo de caixa, apuração de impostos, administração de pessoal, inventários de estoque, contas a pagar e a receber, entre outros, reunindo e sistematizando todo o trabalho administrativo e operacional de uma empresa. Embora tenha uma função extremamente básica, quando bem utilizado o software de ERP pode ser um divisor de águas entre negócios lucrativos e com graves falhas de gestão. Fora isso, é etapa indispensável para a implementação de muitas outras soluções em TI.
Business Intelligence – São Ferramentas poderosas com capacidade de coletar, processar e analisar dados diversos, fornecendo uma visão ampla e precisa do mercado de atuação da empresa. Perfis importantes como o de público-alvo e o do desempenho dos seus produtos, são gerados automaticamente com base nos cruzamento desses dados, fornecendo informações preciosas para as tomada de decisões estratégicas do negócio..
Big Data Analytics – Contemplam as tecnologias envolvidas na análise, coleta e armazenamento de grandes volumes de dados complexos, sendo eles estruturados ou não. Permite extrair informações úteis e cruzar esses dados, envolvendo uma grande e complexa quantidade informações que permitem entregar os produtos certos aos seus clientes.
CRM (Customer Relationship Management) – São softwares que armazenam de maneira organizada e estruturada informações de clientes atuais e potenciais, reunindo em um único ambiente seu histórico, os diferentes pontos de contato que teve com a empresa e seus dados de contato (nome, telefone, e-mail, endereço, empresa, cargo…). Como principal benefício, ela otimiza os processos de prospecção, de conversão em vendas e também de ações de pós-vendas, que podem garantir a fidelidade do cliente. Além disso, trazem muito mais produtividade e assertividade ao time de vendas, que seberá identificar os clientes em potencial mais aquecidos, para os quais deve os contatos.
Automação de Marketing – Softwares que automatizam ações e processos de marketing, reduzindo trabalho operacional e aumentando a prformance comercial da empresa. Desempenha ações como o disparo automático de e-mails, mensagens inbox em mídias sociais (Facebook, Instagram e WhatsApp), e de alertas para que o time de vendas realize ações (como entrar em contato, oferecer um desconto ou agendar uma reunião), mediante a ao disparo de um gatilho. Esses gatilhos podem ser o cadastro de um novo prospect (cliente em potencial) no sistema, o download de algum material específico que um perspect tenha feito, ou até mesmo o acesso que o prospect tenha feito a alguma página em específica do seu site. A ferramenta consegue monitorar o comportamento de um prospect cadastrado, acompanhando as páginas do seu site e os perfis das suas redes sociais que ele visita, indicando qual o momento adequado para que seja realizado um contato de venda. Os resultados deste trabalho são ainda mais otimizados quando o software de automação de marketing é integrado ao de CRM.