7 sinais de que a sua área de TI precisa de atenção

Sua TI está em dia com sua empresa?

Com a tecnologia cada vez evoluindo mais, gerenciar o funcionamento dela e de toda empresa não é uma tarefa fácil. Entre todos os setores da uma empresa, todos são de suma importância. Porém uma área que é fundamental para o funcionamento de todas as outras, é a TI. Essa área deve esta sempre preparada para lidar com as necessidades da rotina do dia-a-dia e além de atender as possíveis urgências.

Em qualquer empresa que tem suas demandas com tarefas, prazos, reuniões e cobranças, diversos imprevistos podem acontecer e problemas de TI pode vir a calhar.

Pensando em diversos casos, listamos alguns itens que podemos analisar se o seu setor de TI está preparado para resolver imprevistos, solucionar problemas ou até evita-los em momentos de suma importância.

 

1. Backup

Hoje em dia um dos mais temidos em qualquer ambiente corporativo é um vírus nomeado como ransomware, um malware que acesas de forma clandestina o computador ou servidor e criptografa todos os dados, com a finalidade de solicitar recursos financeiros para que seja liberado a empresa ou usuário os dados que de uma certa forma foi sequestrado. Para se proteger desse tipo de ataque e de tantos outros, é preciso ter cuidado com os hábitos na internet, tais como baixar arquivos de sites desconhecidos, acessar qualquer tipo de link, programas ou e-mails suspeitos. Além disso é essencial o uso de ferramentas que evitam certos downloads ou links e os backups que evitam a perda de informações sendo por esse ou outros meios não citados.

 

2. Inovar é preciso

É essencial ter um planejamento para quem tem em mente expandir o seu negócio. Nesse sentido, a TI se torna a base fundamental e o primeiro passo vital para garantir a melhor tecnologia existente. Assim é importante que a equipe de TI acompanhe de perto todas as tendências de mercado para que seu negocio possa usufruir e trazer ainda mais facilidades para a rotina da sua empresa. Já que todos os setores precisam se manter atualizado, o setor de TI é o que mais se destaca já que a tecnologia avança de forma acelerada.

 

3. Documentação da estrutura de TI

Como toda documentação organizacional tem a sua importância a mesma responsável pelo andamento do setor de TI é um itens fundamental para implementação de novos colaboradores, ausências de responsáveis e ou até troca de fornecedores. Se ainda não existe essa cultura em seu negócio, talvez seja a hora de pensar e tratar de documentar alguns itens, tais como servidores, provedores, todo tipo de equipamento tecnológico, softwares e o termino da garantia dos equipamentos.

 

4. Capacitação profissional

Muitas empresas acreditam que por já terem um departamento interno de TI, não precisam do auxílio de especialistas para assuntos específicos. No entanto, contar com profissionais capacitados é fundamental para o crescimento da área. Buscar treina-lós ou capacita-lós para algumas funções podem ser muito arriscado. Nesse aspecto, uma saída é investir em capacitações específicas, assim como a contratação de serviços especializados que possam agir de forma pontual ou com suporte constante.

 

5. Controle financeiro

Todo gestor quer e precisar estar seguro que os custos de suas áreas estão equilibrados e que não há gastos desnecessários. Por isso um gerente de TI deve sempre se mantar atualizado e ter registrado todos os processos da área, revisar o planejamento sempre que for necessário e fazer que todos os custos fiquei alinhados com os benefícios tragos à empresa.

Todo gestor precisa estar seguro de que os custos da sua área estão equilibrados e que não há nenhum gasto desnecessário. Nesse sentido, um gerente de TI deve sempre se manter por dentro de todos os processos da área e revisar o planejamento sempre que houver necessidade, fazendo com que os custos fiquem alinhados. O avanço tecnológico ajuda, e muito, na redução de custos de uma área de TI, uma vez que plataformas e ferramentas surgem para otimizar o tempo de operadores e encurtar processos. Por isso, se manter atualizado, ser inovador e ficar de olho nas novidades é primordial. Neste Post, você pode conferir como determinar o budget de TI da sua empresa.

 

6. Melhore o aproveitamento dos recursos existentes

Uma área de TI focada e bem estruturada permite o melhor aproveitamento dos recursos já existentes. Entender os processos de todas as áreas e estudar as ferramentas disponível é um processo primordial para garantir que todos os recursos sejam usados da melhor maneira e assim agregar valor a empresa. 

 

7. plano de investimentos

 

Para investir, primeiro é preciso planejar e para a área de TI, isso não é diferente. Sem um suporte apto a oferecer um planejamento de acordo com as necessidades do cliente, qualquer processo de crescimento da empresa pode acabar sendo prejudicado. Já um planejamento bem alinha com seus negócios permite identificar possíveis melhorias, trocas e manutenções. Investimentos em melhorias significa fortalecer o setor de TI e assim ele passa a evoluir na mesma escala que toda empresa.

São os 7 sinais que certamente servirão para que você possa analisar como está seu ambiente de TI, entendendo que toda melhoria é bem vinda e pode ser colocado em prática. Aonde estão seus maios gargalos e problemas? Pense em gerir o setor de TI de acordo com os objetivos da empresa.

 

Leave a comment