Os Serviços são desenvolvidos em algum campo de atuação que visa executar, produzir ou realmente desenvolver algo, no qual entenda as necessidades dos indivíduos ou das organizações.
Em geral muitas organizações prestam diversos tipos serviços, tal como os bancos, construtoras, imobiliárias, agência de turismo, transportadoras, escolas, entre outros.Algumas empresas trabalham somente com os produtos, nos quais não possuem serviços associados a eles.
Há empresas ou organizações que o foco do seus serviços é mais intenso, mas, em geral, todas as organizações prestam algum tipo de serviço.
Também podemos considerar serviços entre setores da própria organização, o conceito prestação de serviço aos clientes de um setor para outros.
Esse é o caso da área de TI.
A área de Tecnologia é um setor que presta serviços aos demais setores de uma organização, ou seja os clientes são os próprios funcionários ou prove serviços aos clientes da empresa com tecnologias que facilitam os acessos aos recursos oferecidos.
Imagine, por exemplo, uma clínica da área da saúde que prestas serviços de informações aos seus cliente, tais como, acesso rápido e fácil aos seus laudos de exames. Esse tipo de organização precisa ter os serviços de informação sempre disponível e de fácil acesso, o que irá envolver a prestação de serviços de TI para implantação, monitoramento e suporte diretamente ou não aos clientes externos.
Caso entendermos que as ações empresarias de todo tipo cada vez mais precisa de tecnologia para ficar sempre a frente ou ao mesmo nível da concorrência, então os serviços de TI são atividades cada vez mais críticas para manutenção ou monitoramento ou mesmo melhoria destes.
Isso é ainda mais crítico em caso de organizações que seus serviços contém contratos de SLA (Acordo de Nível de Serviço) e geram multas casos essa informações não estejam disponível.
Assim, a gestão desses serviços é fundamental para agregar e garantir um bom desempenho e repassar as responsabilidades de todos os serviços. Por isso, a tendência na gestão do setor de TI é focar em uma prestadora de serviços à organização.
A visão da área de TI como prestação de serviços constituiu uma grande mudança no setor.
Na antiga gestão de TI, o foco era basicamente na própria tecnologia e sim fazer a mesma funcionar.
Nesta nova visão, o foco está no cliente, ou seja, nos usuários da informação e na própria empresa. Então, os recursos de TI passam a ser influenciadas pelo ambiente externo ao departamento de TI, pois a maior preocupação é prover melhores serviços, obtendo a satisfação dos clientes/usuários da tecnologia e redução dos custos nas empresas.
Nesta linha de raciocínio, pode definir os serviços de TI como um meio de entregar valor para os clientes, facilitando os resultados que eles desejam atingir, sem que envolvam riscos e custos específicos.
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