Av. Ibirapuera, 2332 - Conj. 111 - São Paulo - SP, 04028-002

Quando a nuvem se torna parte de sua infraestrutura ?

Por mais estranho que pareça, a nuvem pode só deter cerca de um quinto da carga de trabalho total da empresa, o que significa que ainda há tempo para as empresas de repente decidir que os riscos não valem as recompensas e começar a puxar os dados e os aplicativos de volta para a infraestrutura legada ou não migrar.

 

Por mais improvável que seja, ele ressalta o fato de que ainda há muitas incógnitas quando se trata da nuvem, em particular sua capacidade de fornecer a maior parte da infraestrutura de TI como serviço pode não ser a maneira mais barata e mais acessível aos objetivos da empresa. Então pensando em qualidade de serviços, são migrados a nuvem suas aplicações mais críticas para que forneça o serviço de TI aos clientes por maior tempo possível.

 

Neste momento da empresa, a nuvem terá que existir como uma entidade por direito próprio e não como um complemento da infraestrutura existente. Em outras palavras, as organizações terão que adotar seriamente aplicativos e serviços nativos para apoiar modelos de serviços totalmente novos de negócios.

 

É possível que você já utilize serviços em nuvem sem atentar-se à isso. Portanto pontuamos alguns desses serviços em nuvem, cuidados a ser tomados e os benefícios que podem ser obtidos por parte das empresas.

 

Quais serviços que podem ir para nuvem ?

 

 

  • Sistema de Gestão.

É um dos processos mais delicados, porem cada vez mais adotado entre as empresas é a migração do sistema de gestão (ERP) para a nuvem. É preciso considerar o impacto de um atraso ou uma indisponibilidade pode trazer ao seu negócio, além das necessidades de regras de segurança, parametrização de permissões de acesso, especificação da capacidade de recursos do servidor, entre outras métricas que uma equipe de especialistas devem assumir. 

 

  • Arquivos.

Documentos, estrutura de pastas e permissionamento pode não ser uma tarefa tão complicada quando se pode contar com varias soluções desenvolvidas para isso. Esses produtos em nuvem pode substituir qualquer servidor físico e ainda agregar uma série de características que aumentam a colaboração e a produtividade da sua equipe, como o caso de DropboxGoogle Drive, OneDrive, SharePoint,SugarSync entre outros como NextCloud plataforma OpenSource e todas nos oferece mobilidade para acesso de qualquer lugar e simplesmente acesso a internet para atualização dos arquivos.

 

  • E-mail.

Muitos servidores de e-mail já estão em nuvem, porém ainda é muito comum empresas que utilizam serviços de e-mail em nuvem armazenar todos seu histórico de e-mails localmente e assim não se preocupar com o backup dos dados. O serviços de e-mail em nuvem bem configurado, aumenta muito a disponibilidade e a segurança, além de trazer os benefícios da consulta de emails, agendas, contatos e tarefas com mobilidade em qualquer dispositivo.

 

  • Outras aplicações.

Algums sistemas utilizados pelas empresas já devem estar nas nuvens e, os que ainda não estão, podem ser migrados: CRM, sites & e-commerces, sistemas de call center, sistemas contábeis, entre outros.

 

Veja também As Vantagens de Migrar esses Servidores para as Nuvens.

 

Já pensou em sua empresa nas nuvens de forma, simples, segura e eficiente ?

 

Leave a comment

Preferências de privacidade
Quando você visita nosso site, ele pode armazenar informações através do navegador de serviços específicos, geralmente na forma de cookies. Aqui você pode alterar suas preferências de privacidade. Observe que o bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar sua experiência em nosso site e nos serviços que oferecemos.